Fechar

@Article{PutyFraCarSilSil:2017:QuAcSă,
               author = "Puty, Claudio Alberto Castelo Branco and Franc{\^e}s, Carlos 
                         Renato Lisboa and Carvalho, Solon Ven{\^a}ncio de and Silva, 
                         Marcelino Silva da and Silva, Carlos Patrick Alves da",
          affiliation = "{Universidade Federal do Par{\'a} (UFPA)} and {Universidade 
                         Federal do Par{\'a} (UFPA)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal do Par{\'a} (UFPA)} 
                         and {Universidade Federal do Par{\'a} (UFPA)}",
                title = "Qu{\~a}o acuradas s{\~a}o as proje{\c{c}}{\~o}es financeiras e 
                         atuariais do regime geral da previd{\^e}ncia social?",
              journal = "Revista da ABET",
                 year = "2017",
               volume = "16",
               number = "1",
                pages = "160--173",
                month = "jan./jun.",
             keywords = "Seguridade Social, Modelo atuarial, Reforma da Previd{\^e}ncia, 
                         Social Security. Actuarial model. Social Security reform.",
             abstract = "O presente artigo procura aferir o grau de confiabilidade das 
                         previs{\~o}es fiscais e atuariais de d{\'e}ficit no Regime Geral 
                         de Previd{\^e}ncia Social (RGPS) realizadas pelo governo federal, 
                         comparando os dados da Lei de Diretrizes Or{\c{c}}ament{\'a}rias 
                         dos anos de 2002 a 2015 com os resultados efetivamente realizados 
                         nas estat{\'{\i}}sticas oficiais. A pesquisa constata erros de 
                         elevada magnitude entre os valores previstos e realizados para a 
                         receita, despesa e d{\'e}ficit do sistema previdenci{\'a}rio, 
                         para a maioria dos anos, tornando as previs{\~o}es realizadas sem 
                         qualquer significado. A investiga{\c{c}}{\~a}o sobre as causas 
                         dos erros das proje{\c{c}}{\~o}es levaram {\`a} conclus{\~a}o 
                         de que o modelo atuarial do governo federal apoia-se em 
                         metodologia impotente para produzir resultados confi{\'a}veis. As 
                         raz{\~o}es detectadas v{\~a}o desde o congelamento, nos valores 
                         do ano de 2009, das vari{\'a}veis do mercado de trabalho ao longo 
                         de quatro d{\'e}cadas, at{\'e} a inusitada taxa de reajuste do 
                         sal{\'a}rio m{\'{\i}}nimo acima do PIB e da 
                         infla{\c{c}}{\~a}o. O artigo conclui que o modelo atuarial que 
                         pautou a proposta de reforma da previd{\^e}ncia de 2016 foi 
                         desenhado para subestimar receitas e superestimar gastos com 
                         benef{\'{\i}}cios, pois est{\'a} apoiado em m{\'e}todo que, 
                         apesar de simular infalibilidade, apresenta lacunas l{\'o}gicas. 
                         ABSTRACT: The present article search to measure the reliability of 
                         the fiscal and actuarial forecasts of deficit in the Social 
                         Security System (RGPS) comparing the data of the Budgetary 
                         Guidelines Law from years 2002 to 2015 with the actual results in 
                         official statistics. The research finds errors of high magnitude 
                         between the predicted and realized values for the revenues, 
                         expenses and deficit of the social security system, for most of 
                         the years, making the forecasts realized without any meaning. The 
                         investigation into the causes of the errors of the projections led 
                         to the conclusion that the actuarial model of the federal 
                         government relies on weak methodology which makes their results 
                         unreliable. The labor market variables are taken as constants over 
                         four decades and the minimum wage is readjusted above GDP and 
                         inflation. The article concludes that the actuarial model that 
                         guided the pension reform proposal was designed to underestimate 
                         revenues and overestimate public spending with benefits, since it 
                         is supported by a method that, despite simulating infallibility, 
                         presents logical gaps.",
                 issn = "1676-4439",
                label = "lattes: 3368137994024629 3 PutyFraCarSilSil:2017:QUACS{\~A}",
             language = "pt",
           targetfile = "puty_quao.pdf",
                  url = "http://periodicos.ufpb.br/index.php/abet/article/view/36037/18563",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


Fechar